Antes de se basear no que dizem os desconhecidos ou mais velhos sobre a criação dos filhos, é importante que você conheça os novos conselhos que especialistas defendem.
1. Sacudir – Por mais que você fique frustrado porque o bebê não para de chorar, jamais o sacuda, pois os danos podem ser irreversíveis. As sacudidas podem fazer com que o frágil cérebro do bebê se mova pra trás e pra frente, sofra contusões e, inclusive, hemorragias, o que pode gerar em danos cerebrais permanentes.
2. Não colocar no colo – Muitas avós ensinam as mães pra que não criem seus bebês no colo para que não “mal se acostumem” e, assim, que elas tenham mais liberdade. Entretanto, a prática de criação com apego, no colo, oferece, especialmente ao RN, segurança e confiança. Entre os 0 e 18 meses, o bebê precisa de afeto e contato corpo a corpo é fundamental para estabelecer vínculos.
3. Colocar muita roupa – Muitas vezes, costumamos abrigar o bebê em excesso, colocando muitas camadas de roupa, além de manta. O único que conseguimos é uma enorme sudorese e, como consequência, o bebê poderia ficar frio já o suor não se evapora com tanta roupa e permanecerá molhado. Por isso, basta colocar a roupa adequada para a temperatura e não se exceder em roupas de frio.
4. Deixar sozinho no trocador ou na cama – Nunca confie que o seu bebê não se mexerá, pois eles aprendem a girar sobre o seu próprio eixo. Por isso, é muito possível que em 1 segundo de distração pra resolver algo, ele gire e caia. Olho vivo neles!
5. Dormir de barriga para baixo – A posição mais adequada para o bebê dormir é de barriga para cima, segundo os especialistas, para prevenir o risco de morte súbita.
Fonte: Texto traduzido e adaptado de www.guiainfantil.com,
por Aiga Coutinho.