A maternidade não afasta os amigos, apenas os seleciona

Outro dia me perguntaram se eu ainda mantinha as mesmas amizades que tinha antes de ser mãe e respondi que não. A verdade é que depois que me tornei mãe, metade dos meus amigos e conhecidos desapareceram. Poucos foram os que ficaram para me acompanhar nesta doce porém caótica maternidade. Posso dizer que através da maternidade me dei conta de que não tinha tantos amigos como eu imaginava. Não os julgo por causa disso, porque talvez nunca tenham sido verdadeiros amigos.

Sei que quando nos tornamos mães, nossas prioridades mudam: fechamos um livro e abrimos outro, mas um amigo de verdade não desaparece, ao contrário, te acompanha em todas as etapas que você empreende. Um amigo te compreende, te entende, te apoia e, para isto, não precisa estar todo o dia em sua casa ou que te visite uma vez por semana ou ao mês, até porque com as redes sociais, até uma mensagem ou um bate-papo já faz com que a gente não se sinta tão sozinha ou abandonada.

Muitas vezes nossas amizade apenas nos visitam quando nossos filhos nascem e depois se afastam, talvez para não nos incomodar nesta nova etapa (o que é muito compreensível) mas depois sempre é bom dedicar um tempinho para conversar e elas devem entender que às vezes, inevitavelmente, você vai falar de fraldas, leite ou coisas que o seu filho está fazendo, porque agora já não somos mais as mesmas, mudamos, somos mães, mas independente disso, sempre poderemos ouví-las.

Às vezes eu acho que a maternidade não nos afasta dos amigos, na verdade apenas os seleciona. Eu diria até que quando uma mulher se torna uma recém-mãe é que se dá conta de fato quem são os seus verdadeiros amigos. No início, esse afastamento dói, mas depois a gente se acostuma e também passamos a conhecer mais pessoas que também estão participando deste mundo materno como você, o que acaba compensando de alguma forma o nosso círculo de amizade.

Eu sempre convidava as minhas amigas aos mesversários e aniversários de minha filha, mas nem todas apareciam, apenas duas ou três. Então, agora não convido mais aquelas que nunca vem.

O que eu agradeço muito são as minhas amigas e amigos que ficaram e me acompanharam nesta caótica maternidade. Essas com que poucas vezes me encontro mas que sempre conversamos e com quem me sinto em casa.

E com você e suas amizades? Como foi? Ainda conserva todas elas depois da maternidade?

 Nana

 

Falamos mais sobre esse texto no nosso canal do Youtube! Já viu?? Não?

Então, assista por aqui: https://www.youtube.com/watch?v=p1skJig_v0M&t=248s

 

Publicado originalmente em www.mamidientes.com. Texto de Diana M. Tradução e adaptação livres: Mãe Só Tem Uma. Os direitos Autorais no Brasil são regulamentados pela Lei 9.610. A violação destes direitos está prevista no artigo 184 do Código Penal. Este artigo pode ser publicado em outros sites, sem prévia autorização, desde que citando o autor e a fonte.