Curso de banho e primeiros cuidados

Qual mãe e pai de “primeira viagem” não fica com receio de dar banho, trocar roupa e cuidar do pequeno(a) nos primeiros dias? Pensando nisso, existem cursos que te introduzem nesse mundo, com informações importantes e o mais legal, te faz se sentir seguro para você cuidar do bebê sem medo.

Neste post eu venho falar sobre a minha experiência no curso que fiz (junto com meu marido) de banho e primeiros cuidados do bebê. O curso é ministrado pela Stephanie, uma senhora muito atenciosa e preparada que ministra vários tipos de curso sobre recém nascido em Copacabana, no Rio de Janeiro. Stephanie fez vários cursos (inclusive na França) de maternagem e acompanhamento de partos, e há mais de 30 anos ministra cursos para pais grávidos.

Descobri esse curso através da indicação de um grupo virtual de mães que participo.

O curso funciona da seguinte maneira:

  • Dependendo do tema abordado: 2 ou 3 horas de duração;
  • A Stephanie entrega um material escrito com as principais lições que iremos ver no módulo para não ficarmos anotando tudo;
  • O curso é ministrado em uma sala comercial em Copacabana, bem equipada com ar condicionado, tapete, almofadas para nos sentarmos confortavelmente e bonecos que simulam nossos futuros bebês;
  • Cada módulo do curso custa 200,00 o casal (valor do curso em 2015);
  • São somente 7 casais por aula;
  • Ela vende muitos itens importantes e que muitas vezes não achamos com facilidade aqui fora (como por exemplo almofada para amamentação grande de bolinhas de isopor, que pode ser usada com os bebês depois e não tem chance de asfixia, swaddle – aquela mantinha que enrolamos o bebê para parecer que está no útero, só que ele já vem pronto com velcro, calça sem elástico para não apertar o bebê e sim com uma tarja firme, entre outro produtos);
  • Também é servido água, café e um lanchinho para não ficarmos com fome durante as horas de curso.

 

Minha experiência foi a seguinte:

Chegamos lá no horário combinado (as 19:30) de uma quinta feira, pagamos na hora com cheque (ela aceita dinheiro e transferência bancaria também), nesse dia do módulo de banho e primeiros cuidados foram 5 casais, por coincidência todos pais de meninos. Nos apresentamos, falamos quantas semanas estávamos de gestação e o nome do bebê. Os pais também se apresentaram.

Começamos aprendendo a tirar a roupa dos bonecos (sim, eles estavam vestidos com roupas de recém-nascidos!), aprendemos a trocar a fralda e colocar novas roupas. Aprendemos também a dobrar uma fralda de pano caso ocorra uma emergência e tenhamos que usar fralda de pano nos bebês.

O tempo todo tiramos dúvidas, parávamos a sequência do curso e perguntávamos, de forma que todos falaram e tiraram suas dúvidas, de forma leve e espontânea. O legal foi ter uma pessoa bem experiente que sem pressa e com paciência nos sanava as dúvidas sempre com explicações e demonstrações.

Vimos alguns vídeos de banho no chuveiro dado pelos pais, ela falou da importância do contato do pai com o bebê, já que este não amamenta como a mãe. Vimos vídeos também de banho de balde ou ofurô, como preparar, como colocar o bebê novinho, o bebê mais durinho e as vantagens do banho de balde.

Por fim, colocamos a mão na massa (os 5 casais de pais) e demos banho de verdade em uma banheira de pé em um boneco que pesava um pouco mais de 3kg (para simular um bebê de verdade).

Foi uma noite muito agradável, gostei bastante do curso, a Stephanie é bem atenciosa e experiente, o que nos deixa tranquilizada e segura em relação as instruções dadas.

Vou colocar as percepções que tive do curso em resumo:

  • Todos que fizeram o curso eram pais de primeira viagem
  • Todos com 30 ou mais anos
  • Todos atrás de informações pertinentes, falamos de parto e outros assuntos interessantes que inicialmente o módulo não falava, mas a Stephanie respondia à todas as questões sem problemas
  • Apesar de ser pago e não ser baratinho, vale muito a pena, principalmente se você tem insegurança em determinado assunto. O nosso caso por exemplo era a insegurança do pai do Antonio em dar banho e trocá-lo sendo tão frágil e pequeno. Também fiz o curso de amamentação, traremos outra matéria sobre esse módulo.

Então mamães, esse relato foi a minha contribuição de um dos cursos mais famosos que acontecem no Rio de janeiro. Espero ter aguçado a curiosidade de vocês para procurar algum módulo caso tenham interesse. O ideal é procurar o curso com 2 meses ou mais de antecedência, pois como são poucos pais por módulo, eles enchem rápido e por isso vocês podem não conseguir vaga em um determinado módulo que queiram muito.

 

Um beijo carinhoso da Lilica!