Hoje vamos falar de xixi e cocô!
É isso mesmo, Desfralde! Um assunto que nos cerca de dúvidas e insegurança.
A primeira coisa a se lembrar, é que mais uma vez devemos respeitar o desenvolvimento da criança. Cada criança é única e, por isso, a maturidade psicomotora, emocional e cognitiva vai acontecer no tempo dela. Mas, apenas para registro, o desfralde deve acontecer por volta dos 2 anos de idade.
E como começar o processo? Bom, não existem regras, mas vamos dar umas dicas.
A primeira coisa a perceber é que a própria criança emite sinais de que já está na hora de iniciarmos o desfralde. Observe que a criança começa a se sentir incomodada com a fralda, mais ainda quando está suja! Também é comum as crianças observarem e imitarem a família e os amigos que vão ao banheiro. Outra dica importante é observar a criança informando que fez xixi e cocô. A hora é essa! A criança já esta verbalizando suas necessidades.
Você pode começar a falar do assunto toda vez que for trocar a fralda, comentando de forma natural, conversando com o seu bebê, diga que ele precisa trocar a fralda porque já foi usada, que ele fez xixi, que ele fez cocô! Apresente o banheiro e o penico, se for o caso, faça tudo virar uma grande brincadeira!
Alguns especialistas afirmam que se você perguntar se a criança quer ir ao banheiro, a resposta imediata dela vai ser negativa, portanto é melhor informar que ele precisa usar o banheiro ao invés de perguntar, assim ela entende a finalidade de usar o banheiro.
Outra boa estratégia é tornar a ida ao banheiro, algo comum, prazerosa e até divertida. Faça brincadeiras, leve brinquedos, cante músicas que estimulem o uso do banheiro. Já existem diversos livros infantis que trazem histórias bem animadas para as crianças que estão nesta fase. Vale ler para o seu filho, ele vai morrer de rir! Mais uma dica importante é usar roupas leves e simples que possibilitem que a criança possa se despir e se vestir sozinha. Isso estimula a autonomia e a naturalidade do fato, fazendo com que a criança participe ativamente de todo o processo.
Para finalizarmos, vamos deixar claro que este é um processo demorado. Tenha paciência. É comum a criança não compreender de imediato, muitas vezes eles terão sucesso e outras vezes continuarão a fazer na fralda ou nas calças. Não brigue com o seu filho se ele não fizer corretamente, mas explique, converse, ajude-o! E se ele obtiver êxito, mostre o quão esperto ele está, fique feliz com sua conquista, diga como ele cresceu e já está maduro, tudo sempre de forma natural, comum, sem muitas cobranças, isso faz com que a criança se sinta segura e consequentemente ele aprenderá mais rápido. Não se desespere! Ele vai conseguir! O sucesso virá com a sua persistência, atenção e paciência.
Bianca Scorza
Pedagoga.