Fases no desenvolvimento da linguagem

Quem é pai e mãe de um bebezinho já notou que o choro dele é a primeira 
manifestação de comunicação com o mundo. De acordo com a intensidade, entonação 
ou tipo de choro, ele tenta manifestar algo: fome, sono, dor, irritação, nervoso, enfim.

Ao redor dos 4 meses de idade, aquele bebê fofo já começa a balbuciar, isso 
significa que ele já é capaz de emitir diferentes sons com os órgãos que participam da 
produção do som.

Desta idade até os 3 anos, é o período mais importante na aquisição de 
linguagem que é a base para todo o desenvolvimento infantil.

Caso você observe que a criança, nesta idade apresenta pouco contato verbal, 
utiliza mais gestos, choros e comportamentos para se comunicar do que palavras, isso 
pode ser um alerta para algum atraso no desenvolvimento da fala, e, por isso, o ideal é 
que busque a orientação e tratamento de um profissional de fonoaudiologia para auxiliar
no processo de aquisição de linguagem.

Para ajudar aos papais sobre o desenvolvimento da linguagem infantil, segue 
uma tabela elaborada pelo Conselho Regional de Fonoaudiologia que faz a referência 
entre a idade e o que se espera que a criança deve produzir em cada época.

Agora, vale dizer que esta tabela serve como um referencial. Caso o seu filho não esteja dentro dos parâmetros sugeridos, não se desespere. Aguarde o tempo de desenvolvimento da criança e, caso você note algo bem diferente dentro do que ele já deveria estar produzindo, procure a ajuda de um fonoaudiólogo.

 

Desenvolvimento da Linguagem:

1 a 3 meses – Comunica-se com o meio basicamente através de variações na entonação 
do choro e dos sons emitidos. Chora, emite alguns sons e dá gargalhadas. Sorri quando 
alguém fala de frente para ela.

4 a 6 meses – Grita, emite alguns sons como se conversasse e imita sua voz. Presta a 
atenção quando alguém está falando e vocaliza.

7 a 11 meses – Emite alguns sons. Repete palavras simples. Bate palmas, aponta o que 
quer e dá “tchau”.

12 meses – Fala as primeiras palavras e imita a ação de outras pessoas. Aumenta a 
interação verbal através do balbucio e de palavras simples. Identifica o próprio nome 
quando a chama. Entende ordens simples como “dar tchau”, “mandar beijo” e “bater 
palmas”.

18 meses – Está apta a se comunicar formando frases curtas de 2 ou 3 palavras.

2 anos – Tem cerca de 300 palavras em seu vocabulário. Compreende e emite frases 
simples. Pergunta nomes e funções.

3 anos – É possível entender tudo o que a criança fala, no entanto há erros gramaticais.

4 anos – Inventa histórias. Entende regras e jogos simples.

5 anos – Fala frases completas corretamente. Fala corretamente todos os sons da língua.

 

Espero que tenha ajudado a todos.

Com carinho,

Nana.

Fonte: CREFONO6 (Conselho Regional de Fonoaudiologia – 6ª Região)

 

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