Quem é pai e mãe de um bebezinho já notou que o choro dele é a primeira manifestação de comunicação com o mundo. De acordo com a intensidade, entonação ou tipo de choro, ele tenta manifestar algo: fome, sono, dor, irritação, nervoso, enfim.
Ao redor dos 4 meses de idade, aquele bebê fofo já começa a balbuciar, isso significa que ele já é capaz de emitir diferentes sons com os órgãos que participam da produção do som.
Desta idade até os 3 anos, é o período mais importante na aquisição de linguagem que é a base para todo o desenvolvimento infantil.
Caso você observe que a criança, nesta idade apresenta pouco contato verbal, utiliza mais gestos, choros e comportamentos para se comunicar do que palavras, isso pode ser um alerta para algum atraso no desenvolvimento da fala, e, por isso, o ideal é que busque a orientação e tratamento de um profissional de fonoaudiologia para auxiliar no processo de aquisição de linguagem.
Para ajudar aos papais sobre o desenvolvimento da linguagem infantil, segue uma tabela elaborada pelo Conselho Regional de Fonoaudiologia que faz a referência entre a idade e o que se espera que a criança deve produzir em cada época.
Agora, vale dizer que esta tabela serve como um referencial. Caso o seu filho não esteja dentro dos parâmetros sugeridos, não se desespere. Aguarde o tempo de desenvolvimento da criança e, caso você note algo bem diferente dentro do que ele já deveria estar produzindo, procure a ajuda de um fonoaudiólogo.
Desenvolvimento da Linguagem:
1 a 3 meses – Comunica-se com o meio basicamente através de variações na entonação do choro e dos sons emitidos. Chora, emite alguns sons e dá gargalhadas. Sorri quando alguém fala de frente para ela.
4 a 6 meses – Grita, emite alguns sons como se conversasse e imita sua voz. Presta a atenção quando alguém está falando e vocaliza.
7 a 11 meses – Emite alguns sons. Repete palavras simples. Bate palmas, aponta o que quer e dá “tchau”.
12 meses – Fala as primeiras palavras e imita a ação de outras pessoas. Aumenta a interação verbal através do balbucio e de palavras simples. Identifica o próprio nome quando a chama. Entende ordens simples como “dar tchau”, “mandar beijo” e “bater palmas”.
18 meses – Está apta a se comunicar formando frases curtas de 2 ou 3 palavras.
2 anos – Tem cerca de 300 palavras em seu vocabulário. Compreende e emite frases simples. Pergunta nomes e funções.
3 anos – É possível entender tudo o que a criança fala, no entanto há erros gramaticais.
4 anos – Inventa histórias. Entende regras e jogos simples.
5 anos – Fala frases completas corretamente. Fala corretamente todos os sons da língua.
Espero que tenha ajudado a todos.
Com carinho,
Nana.
Fonte: CREFONO6 (Conselho Regional de Fonoaudiologia – 6ª Região)
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