Já ouviu falar sobre? Em inglês se chama “calming jar” e é muito conhecido por ser usado no método montessoriano, que propõe a criação de um ambiente de aprendizado mais criativo. Quando as crianças estão agitadas/nervosas após choros ou brigas, o método sugere utilizá-lo para acalmá-las.
O objetivo deste pote é fazer com que as crianças se acalmem nos momentos em que elas precisam ter tranquilidade pra ouvirem o que os adultos querem conversar com elas.
Através da tinta e o glitter colorido, basta agitá-lo um pouco e criam um pouco de “magia. Assim, conseguimos distraí-los e fazer com que se foquem no vidro. Dessa maneira, eles tendem a respirar com mais calma e se acalmarem. Também auxilia para que as crianças se expressem e tentem explicar os motivos de raiva, tristeza ou frustrações.
E como fazer esse “pote da calma”? Existem diferentes formas, mas vai a sugestão de uma forma bem simples.
- 1 pote de vidro com tampa
- 1-2 colheres de sopa de cola glitter (dê preferência para as cores que seu filho gosta);
- 3-4 colheres de chá de purpurina
- 1 gota de corante alimentar (se quiser deixar a água colorida)
- Água quente
- Shampoo infantil transparente (para o glitter deslizar mais fácil)
Como fazer:
A quantidade de água a ser utilizada varia de acordo com a capacidade do pote. Leve em consideração que você deve deixar um espaço vazio na parte superior do vidro, para poder agitar o seu conteúdo.
Despeje no vidro a água quente, o shampoo e a cola glitter. Mexa com muita paciência para que o glitter da cola se desmanche na água. Adicione a purpurina e misture novamente. Adicione uma gota de corante alimentar e feche bem a tampa do pote.
Sugestão:
Azul é a cor que mais inspira a calma. Além disso, inclua brinquedinhos ou pequenas figuras dentro do pote (estrelas, animais, corações, etc…). Uma alternativa é adicionar tinta de cor fluorescente.
Aqui abaixo, seguem sugestões de modelos de potes da calma para que você possa se inspirar.
Agora é mãos à obra.
Com carinho, Nana.
Imagens: Pinterest